domingo, 27 de maio de 2012

Boletim - 27/05/2012



NÃO FURTARÁS - Parte 2


Outra ocorrência do verbo ganav na Bíblia está relacionada à história de José. Ele foi vendido por seus irmãos a mercadores midianitas a caminho do Egito (Gn 37.27, 28). Quando preso, diz ao seu companheiro de cela que havia sido "roubado da terra dos hebreus..." (Gn 40:15). Aqui o que se quer dizer é que José havia sido raptado. Aliás, é exatamente isso que está expresso neste versículo: "O que raptar (= furtar) alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto" (Êx 21:16). Pela Lei Mosaica (posterior a José), os irmãos de José seriam merecedores de morte por terem-no raptado e vendido.

Esse é também o sentido da palavra usada em 2 Reis 11.2, quando Jeoseba sequestra Joás, filho de Acazias. Então, a mesma palavra furtar, do oitavo mandamento, é usada para se referir a roubo de pessoas, isto é, sequestro e rapto.

Assim, a palavra traduzida por "furtar" (ganav) tem, no Antigo Testamento, o sentido de 1) furto de objetos inanimados (prata, ouro, dinheiro) e animados (boi, ovelha, etc); 2) engano; 3) rapto de pessoas. A questão é: qual ou quais desses sentidos deve ser aplicado ao oitavo mandamento? Ou, em outros termos: o que exatamente está sendo proibido no oitavo mandamento?

Se entendemos que os Dez Mandamentos é o resumo da Lei no Pentateuco e que em outras partes desta Lei o verbo furtar (ganav) se refere explicitamente a furto de objetos (Êx 22.1, 7, 12), engano e falsidade (Lv 19.11) e rapto de pessoas (Dt 24.7), supõe-se que o oitavo mandamento abranja todos esses sentidos.

Portanto, o oitavo mandamento proíbe não apenas o furto no sentido mais comum em nossa linguagem, mas também a mentira, a falsidade, o engano, a desonestidade e o sequestro.

O que percebemos é que roubo, furto, sequestro e engano não são problemas da sociedade moderna, tampouco da violência urbana. Milhares de anos atrás já havia leis específicas para várias situações, inclusive no contexto agrário e rural. A violência que ameaça os direitos individuais de um cidadão urbano moderno não é diferente daquela que ameaçava uma família nômade ou pastoril milhares de anos atrás.

Naquela época as pessoas precisavam ouvir e atentar para o mandamento: "Não furtarás". Infelizmente hoje não é diferente.

Rev. William L. Lane
(Pastor presbiteriano, professor de hebraico e diretor do Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas - SP)

__________________________________________________________________



NOTÍCIAS


BATISMO ÀS 10H - Disse Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais..." (Marcos 10:14). Desta maneira, receberemos hoje, por meio do Batismo: Paulo Henrique Ribeiro Barros e Marcella Ribeiro Barros (filhos de Paulo e Ana Paula). Eles serão assinalados com o emblema da cruz em garantia de que não se envergonharão de confessar a fé no Cristo crucificado e de serem fiéis a Cristo até o fim de suas vidas.

ENCERRAMENTO - Concluímos hoje, às 17h, no ECE "Chalés de Aldeia" o ministério Realidade direcionado para adolescentes e jovens a partir de 15 anos e expressamos nossa gratidão a Deus pelas maravilhas operadas nos corações dos participantes.

CURSILHO MASCULINO - Será realizado a partir desta 5ª feira (dia 31 de maio) até o domingo o 88º Cursilho Masculino. Se você ainda não participou, ou pretende convidar alguém esta é a hora. Pegue a ficha de inscrição com os Introdutores ainda hoje. Procure o Sr. Albuquerque Pereira no Centro Diocesano e oficialize sua intenção por meio da efetivação do pagamento da taxa. O Reitor, Claudio Calado, convida os cursilhistas para a Mañanita, no domingo, às 07h.

LEMBRETE - O Secretariado do Cursilho lembra que só serão aceitas mensagens, livros ou camisetas para os candidatos ao Cursilho, uma vez que outras formas de manifestação foram abolidas. Por isso, evite constrangimento. Entregue as mensagens até ao meio dia de sábado nesta Catedral porque elas precisam ser selecionadas por candidato. Evite levá-las até o local do Cursilho, pois só dificultam o processo da entrega. Agradecemos pela compreensão.

ORDENAÇÃO - No dia 07 de junho, às 20h, nesta Catedral, serão ordenados ao sagrado ministério pastoral da Igreja Episcopal Carismática os seguintes servos do Senhor: Ricardo Farias (Ministro de Música desta Catedral) e Gustavo Abadie (Reitor da Paróquia da Graça em Porto Alegre - RS). Coloque este compromisso na sua agenda.

SVES: VINTE ANOS - A Terceira Pessoa da Trindade é responsável por infundir poder na vida do cristão, por isso "Um novo Pentecostes" é o tema do 56º Seminário de Vida no Espírito Santo que será realizado para celebrar os vinte anos de implantação deste Ministério em nossa Catedral. Até quem já participou pode se inscrever novamente devido a nova abordagem que será feita. Presença do Pr. João de Souza Filho. Data: 08 a 10/06. Local: "Chalés de Aldeia". Vagas limitadas. Maiores informações com Rev. Ney (fone: 9723.9918) ou MC Fernandão (fone: 9966.3698).

PARA MULHERES - Não perca, no dia 09 de junho, o Ministério das Déboras, realizará um Chá das Mães, às 15h, nesta Catedral. Muito louvor, pregação da Palavra de Deus, oração, sorteio de brindes e lanche. Adquira o seu convite (R$ 15,00) com Socorro Daher (fone: 8810.2459).

CURSILHO EM BRASÍLIA - Nos dias 14 a 17 de junho, realizaremos o 2º Cursilho na capital federal. O Reitor será Fernando Cox. Se você conhece alguém que mora em Brasília ou nos arredores convide-o para participar. Este é mais um esforço evangelístico do nosso Arcebispo. Informação sobre local e inscrição ligue para o Rev. Airton Wilians (61) 8198.1854.

FESTA DO MILHO - São João é uma data festiva comemorada em nossa região. E, como cristãos, podemos nos divertir de maneira saudável. Assim, o Casal Eventos dos ECCs e EJCs, Carlinhos e Deia (fones: 9178.2022 / 9211.0383) está organizando a já tradicional Festa do Milho que acontecerá no dia 22 de junho, a partir das 20h, no ECE "Chalés de Aldeia". Ingressos a preços variados com Carlinhos e Deia ou na Secretaria da Catedral. Crianças até 8 anos tem ingresso livre.

CURSILHO FEMININO - Participe ou convide uma amiga para participar do 99º Cursilho Feminino que será realizado nos dias 28 de junho a 01 de julho. As reuniões preparatórias já acontecem sob a liderança de Riva Fonseca. Ficha de inscrição com introdutores ou na Secretaria.

JENOVI - As pessoas que integram este Ministério (Jesus Nova Vida) reúnem-se semanalmente às 5ªs feiras, às 19h30 para apoio e consolo mútuo. O que elas têm em comum? A dor lancinante da perda de um filho. Se você conhece alguém que já experimentou esta triste realidade, encaminhe para cá. Essa pessoa será recebida, acolhida e confortada pelo poder do Espírito Santo. Outras informações com Josy Lima (fones: 3443.5214 / 9242.7182).

PROJETO DO AMMAR - Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por pessoas comprometidas de nossa Catedral junto à população carente, a fundação Vokswagem pré-selecionou e reeinscreveu nesta edição do concurso VOLKSWAGEM NA COMUNIDADE, o projeto elaborado pelo AMMAR, em nome da Igreja Episcopal Carismática, sobre reciclagem do lixo. Parabéns aos integrantes deste Ministério. Estamos orando e torcendo por vocês.

COMPROMISSO - Se você marcar uma entrevista com um dos nossos Pastores, compareça. Se houver algum impedimento comunique a tempo a sua desistência. Muitos têm faltado e não têm tido a consideração de comunicar, sacrificando assim a agenda do Ministro e tirando a oportunidade de pessoas que realmente precisam de serem atendidas.

Nenhum comentário: