sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SVES - Seminário de Vida do Espírito Santo

POR QUE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA IGREJA?
A resposta a esta questão é simples. Renovação na igreja é um processo que envolve ensino, inspiração, exortação, dons espirituais, encorajamento e ministério, através do qual a congregação vem a ser o que Deus quer que ela seja, e seus membros se tornam discípulos obedientes a Jesus Cristo. A palavra do apóstolo Paulo a este respeito é: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais de antemão preparou para que andássemos nelas." Paulo sabia, como qualquer pessoa que pensa sabe, que deus não é ingênuo e nem se engana. Ele não criou nada sem ter em mente um plano e provisões necessárias para ela. Isto significa que a Igreja ( Paróquia) que falhar em mover-se de acordo com a vontade de Deus e Seus planos irá, sem dúvidas, estar em oposição a Deus. "Quem não é por mim é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha."

A Paróquia que estiver em renovação será aquela em que seus líderes escutam o Espírito Santo, que ensinam e pregam pela revelação de Deus na Bíblia, e que estão atentos a maneira que Deus continua a se revelar no meio da vida paroquial. Isto confirma estas palavras: "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais."

Resumindo este ponto: a Paróquia em processo de renovação que centralizar sua vida na pessoa de Jesus Cristo estará fundamentada na revelação de Deus como está na Bíblia, e concluirá que nada disso se realizará sem a interação do Espírito Santo em sua vida.

Tudo isto é sobrenatural. Significa que deus invade nossa vida natural com coisas sobrenaturais. Este é o porquê por duas vezes Jesus encheu os discípulos com o Espírito Santo antes de deixá-los levar Sua Palavra ao mundo. (João 20: 2 Atos 1: 4-8) "Sem mim nada podereis fazer." (João 15: 15).

Se uma Paróquia quer ser o que Deus quer para ela, então ela necessariamente tem que estar cheia do Espírito Santo de maneira sobrenatural, assim como os discípulos estavam. Ela tem que estar cheia do Espírito para conhecer a Jesus e fazer a sua obra. A Igreja murcha e seca, sem o envolvimento sobrenatural com Deus, do contrário a Igreja aflora quando ouve a voz de Deus, obedece a Ele e se apossa do que Ele promete para viver sua vida e realizar seu trabalho.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO PARA NÓS
No início do capítulo 19 do livro de Atos há registro de um fato interessante e significativo.
Paulo chega a Éfeso e encontra nessa cidade um grupo de novos cristãos. Perguntando-lhes se haviam recebido o Espírito Santo quando abraçaram a fé. A resposta é surpreendente; "nem sequer ouvimos dizer que o Espírito Santo existe".

Talvez a mesma resposta possa ser dada por muitos cristãos hoje: "nem sabemos que Ele existe. ". No entanto, Cristo confiou-lhe Sua obra. Disse que Ele permaneceria conosco; que ele nos ensinaria toda a verdade; lembrar-nos-ia Suas palavras; seria nosso Consolador (João 14: 15-20 ).

O livro de Atos dos Apóstolos è chamado "O Evangelho do Espírito Santo" porque nos mostra de que são capazes aqueles que se entregam à Sua ação e se deixam guiar por Ele.

Para você quem é o Espírito Santo? Que lugar Ele ocupa em sua vida?
Às vezes constatamos que nossa vida cristã não é o que poderia ser não tem a qualidade que deveria Ter. As dificuldades nos abatem, as preocupações nos absorvem, a dúvida nos atormenta. Muitas vezes corremos o risco de desanimar na luta.

Sabe por que isso acontece? É porque nos esquecemos de que temos em nossa fonte de vida, o amigo, a força, o consolador. Para aqueles que se deixam guiar por Ele não há desânimo, não há derrota, não há medo, pois como dizia Paulo: "tudo posso naquele que me fortalece".

Deixe-o agir em você. Deixe que Ele lhe indique o caminho e Ele o conduzirá à fonte da vida e você encontrará a alegria, a paz, o fruto de Sua ação.
Ele existe! Depende de você deixar que esta realidade maravilhosa empolgue sua vida. Ele dará um novo sentido, uma nova plenitude ao seu dia-a-dia, apesar dos momentos difíceis. Ele conduzirá ao foco do amor e do poder.

O Seminário de Vida no Espírito Santo, visa ajudar os participantes a estabelecer, restabelecer e aprofundar um relacionamento pessoal com este maravilhoso Espírito santo de Deus.






Nenhum comentário: