sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sodalício do Altar


A palavra Sodalício significa "grupo". Sodalício do Altar é o grupo de mulheres que cuida do Altar do Senhor. Fazer parte deste grupo é um grande privilégio.

Aquela que integra o Sodalício é escolhida pelo Bispo/Pastor responsável pela Catedral/Paróquia e deve ter uma vida pia, reta e dedicada à oração.

Deve chegar bem antes do início de cada celebração, orar, pedir perdão pelas suas faltas, entregar seu trabalho de amor diante de Deus, preparar a Mesa do Senhor, de acordo com as orientações prescritas, colocando os cálices, patenas e demais elementos em número suficiente para atender a congregação. Deve ficar atenta para que nada falte.

É da responsabilidade do Sodalício providenciar os paramentos do Altar, inclusive confeccionando aqueles que precisam ser substituídos.

Quando forem preparar a Mesa para alguma celebração, as integrantes devem estar atentas para colocar os paramentos de acordo com as cores previstas para aquela data ou festa litúrgica.

Providenciar cestas de coleta das ofertas e dízimos também é da responsabilidade do grupo, que não pode se descuidar da decoração do Templo.

Ao final da celebração a pessoa responsável por aquele turno deve retirar os elementos de Mesa, lavá-los em bacia separada, com bucha exclusiva e jogar a água nas plantas, nunca pelo ralo.

Se a toalha que cobre o Altar, o "purificador", o "véu" ou qualquer outro elemento ficar manchado de vinho devem ter o cuidado de levar para casa, a fim de lavá-lo em separado.

Os paramentos devem ser retirados ao final das celebrações e guardados no local destinado para que as demais pessoas possam utilizá-los nos dias subseqüentes.
É, também, da responsabilidade do Sodalício preparar a Pia Batismal, caso este ato litúrgico esteja previsto na celebração.

Este Ministério está muito próximo do Senhor Jesus quando ao tomarmos o pão e o vinho lembramos a sua morte e ressurreição em favor de todos nós. E quem nos propicia isso, quem prepara tudo é o Sodalício do Altar.
Glória a Deus!



Nenhum comentário: